“Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece à sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive.” (Albert Schweitzer)
Por Ivan Sgarabotto
A ética não deveria ser tão polêmica, problemática e conturbada nos dias atuais, ela já deveria estar inconscientemente em todos os seres humanos em seus valores morais e atitudes.
Hoje em dia, a pessoa ter ética é um diferencial que se torna importante e fundamental para se conviver em sociedade, por mais crítica e inusitada que esteja tanto no pessoal, como no profissional. O ser humano precisa da reflexão e discutir sobre as atitudes e atividades exercidas
O tema é muito estudado hoje, porque parece que ter ética é para alguns, é uma exceção e raro para um mundo todo, que está cheio de problemas (guerras), por justamente, faltar com a ética e pensar de formas muito diferente. Isso não quer dizer que ele não tenha moral, afinal, a ética é universal, e a moral é cultural, depende de cada povo.
A ética é necessária para conseguirmos conviver conosco mesmo, e estar de bem com a vida, saber que o que está fazendo é o correto e verdadeiro. O problema é que nem tudo o que achamos que é o correto e verdadeiro, e na realidade talvez não seja o mesmo que o outro pensa, e é nisso que surge a confusão.
E sempre vai ficar aquele dilema, é ético ter esta atitude? E a nossa moral como vai ficar depois? Por mais, que os temas se confundam, a ética é importante e necessária, e na dúvida, seja ético, que a verdade vai estar com você, simplesmente a verdade, nada além da verdade.
0 comentários:
Postar um comentário