"E fácil e bonito falar e escrever sobre ética, o difícil é sustentar as teorias com atitudes quando essas assumidas revelam que a pessoa se esconde através de um disfarce chamado ética." (Gislaine Schineider)
Sócrates
Pensador grego que foi condenado à morte (cálice de cicuta) por “incomodar” os legisladores com suas ideias e questionamentos.
Não deixou nada escrito
Costumava dizer “Eu só sei que nada sei”.
Doutrina socrática
Pregava a existência de duas substâncias à alma (substância psíquica) e o corpo considerado um estorvo.
A razão é o que capacita o homem para distinguir o certo e o errado.
O conhecimento leva ao agir correto e nisso reside à felicidade: buscar fazer os outros felizes.
Platão
Discípulo de Sócrates escrevia em forma de diálogos. Em “Fedón” ele narra dialogicamente o que se passou na última tarde de vida de Sócrates.
Fundou uma escola em Atenas o qual chamou Academia. Lá se ensinava filosofia, matemática e ginástica.
Acessos aos conhecimentos
Para Platão se dava através:
Mundo dos Sentidos
Visão, audição, tato, paladar, olfato. Conhecimento transitório, flui e transforma.
Mundo das ideias
Plano ideal, racional. Espiritual. É o mundo da perfeição, é eterno.
Ética e virtude em Platão
- A virtude se identifica com a sabedoria e o vício.
É o hábito do Mal (é agir contra as razões, eterno e imutável) com a ignorância.
- A virtude pode ser aprendida.
É o hábito do Bem (dever e direitos). A maldade é o resultado da ignorância.
Ética e condição suficiente da virtude.
Aristóteles
Herdeiro do pensamento platônico.
Primeiro filósofo da antiguidade a falar em ética. Com uma preocupação central em relação à vida humana.
Pensamento aristotélico
No pensamento aristotélico encontramos preocupação com a organização da sociedade (política) e também com a forma de que cada indivíduo dá para a sua vida particular.
Busca da felicidade
Aristóteles norteava-se pela ética teleológica da felicidade como fim supremo para o homem.
A busca da felicidade é o que norteia o indivíduo que precisa de equilíbrio corporal, espiritual e social para viver harmonicamente.
O Estado e o bem comum
Para Aristóteles, o Estado seria a forma mais elevada do convívio humano no qual as necessidades básicas (comida, trabalho e educação) deveriam satisfazer o cidadão visando o bem de todos.
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